Chrono Trigger

Nome: Chrono Trigger
Gênero: RPG
Ano de Lançamento: 1995

Chrono Trigger não precisa de introdução, ele é muito popular no mundo todo e continua sendo uma obra de arte no gênero RPG, não importa se você gosta ou odeia RPGs, você vai simplesmente adorar este jogo.

Para se ter uma noção de como o jogo é interessante, ele possuí 14 finais diferentes que você consegue dependendo do momento que você mata Lavos (Chefe). E sem que esse jogo inovou no modo de batalha dos RPGs, logo quando você inicia o jogo terá duas opções de batalhas:

Active (Modo ativo): Os inimigos não esperam você escolher seus movimentos primeiro! Enquanto você faz isso eles já virão atacando.
Wait (Modo espera): Enquanto você escolher quais ataques e/ou estrategias usar, os inimigos por sua vez irão esperar sem atacar.

O enredo é de longe o aspecto mais fraco em Chrono Trigger, ele está longe de ser ruim, mas também é um pouco decepcionante, considerando como bom tudo o resto é. Um dos principais problemas é que Crono (seu verdadeiro nome é Chrono, mas como havia um limite de cinco letras para os nomes dos personagens, eles decidiram chamá-lo simplesmente de Crono), de qualquer forma, Crono, o personagem principal é um herói silencioso, ele quase não fala nada durante todo o jogo (ele fala um pouco em um dos finais, mas é uma exceção).

A historia começa em Reino Guardia (1.000 AD), local onde mora em uma humilde casinha. Sua mãe o acorda e logo em seguida ele segue para um feira que está ocorrendo na cidade, a feira do milênio. Nessa feira ele se esbarra com uma garota chamada Marle, que acaba se tornando sua amiga. Na feira eles são convidados a testar uma nova invenção de Lucca, a melhor amiga de Crono. Essa invenção é nada mais nada menos do que uma máquina do tempo. A partir daí a jornada começa… Não irei detalhar mais a história pois pode estragar para quem não jogou ainda.

Os gráficos com seus 32 megabytes são empurrados aos limites, os gráficos são FANTÁSTICOS com letras maiúsculas, talvez não o melhor jogo em termos de gráficos, mas inegavelmente um dos mais visualmente impressionante e com visual agradável para a época.

Pois bem,  a trilha sonora de Chrono Trigger é uma das melhores obras-primas que você irá encontrar em sua vida, Yasunori Mitsuda simplesmente se superou com a trilha sonora de Chrono Trigger, eu não tenho bastante coisas boas a dizer sobre a música, você tem que ouvir para compreender. Não posso dizer que Chrono Trigger tem a melhor trilha sonora no Snes, porque temos outros grandes jogos que possuí ótimas trilhas sonoras, mas é de longe uma das melhores trilhas sonoras já criada.

Os mapas são enormes, cheio de localidades distintas e extremamente originais. Na verdade, dizer que as localidades são originais é pouco para Chrono Trigger, elas foram cuidadosamente elaboradas e desenhadas para retratar com perfeição as diversas passagens temporais que o game possui. É possível visitar a mesma localidade em um tempo passado ou futuro, e ver as mudanças ambientais que elas sofrem, e isso torna o mapa completo do game extremamente grande!

Bom, na caixa do jogo diz que são mais de 100 horas para finalizar o jogo, ele realmente é bem longo mas acredito que com umas 50 horas você já irá termina-lo, você fica tão envolvido na história de uma maneira que não consegue parar de jogar, eu confesso que só terminei o jogo uma vez e não tive coragem de começar de novo só para ver os diferentes finais, mas é um diferencial que garante o replay desse jogo. Bom divertimento a todos vocês amantes do Super Nintendo.

34 comentários

  1. Nossa, esse jogo deve ser bem longo hein! 50 horas?? É tipo um Pokémon sem pokemons! 😛 rsrsrs (falei isso pq Pokémon -qualquer um- tbm é bem longo!) Eu já fiquei cansado de jogar por mais de 8 horas o DKC2, imagina 50 horas!! O.o Mas é incrível como todos que jogaram dizem ser fantástico, eu nunca joguei, até pq não sou muito chegado em RPG de turnos, mas com tanta gente elogiando, da até vontade de jogar ele!

  2. lol 50 hora ,2 dias e algumas horas e se o cara fo o chuck norris para descobrir,ainda mais se o cara nao pega nenhum bau e so ir nas missoe sm fala nos bosses que tu demora muito,acho que mais ou menos uma semana tu zera ou uns 5 dias… (to parado no chefe da espada que se chama os irmoes masa e mune).

  3. kkkkkkkkkkkk, acho que na segunda vez que você jogar deve ser mais rápido… mas a primeira vez deve demorar tudo isso mesmo porque é difícil descobrir o que tem que fazer, ainda mais se tiver jogando em inglês !! hahaha

  4. eu tambem gosto do jogo crono trigger bem legal que eu disse bem legal não mega legal

  5. jose valeiro tenho trazer em te ajudar pra derrotar eles os irmãos massa e mune é facil mata um deles mais o pior ta por vim a tramsformação bom se voce souber controlar seus intes voce ganha espero ter ajudado estou pra dar mais dicas to zerando o jogo

  6. vlw cara eu tenho o ps2 com esse emulador mas jogo na epica fita faz o seguinte vai em c e procura chrono trigger vai te 2 opçoes em chrono trigger (port+) e a versao em pt ou portugues e a que esta chrono trigger (us) que disse que ta na versao original a americana.

  7. Jose valerio vc tem um snes? Cara se vc tiver um snes e uma fita desse jogo, tu é um sortudo! Pq é dificil achar alguém q tem a fita desse jogo

  8. tenho cara pq eu comprei essa fita no mercado da net acho que nem vende mais,mas achoq ue foiu a uns 4 a 3 anos,ta com uns risquinhos mas funfa…

  9. Aí, vc podia por fotos de seu snes e seus jogos, no “Cantinho Gamer”, na sessão “SNES Maníacos”, eu não ponhei ainda pq não deu… mas se vc quiser, claaro

  10. Já vou começar me desculpando, pois pode ser que os fãs deste jogo não gostem dos mes comentários… Então lá vai… pra começar acho que este rpg e varios outros do snes tem muita história e muito dialogo, pra começar a jogar lá se vão 10 minutos, ai ja se fica desempolgado, outra coisa que não gosto é o estilo de batalha onde muitas vezes você tem que escolher o personagem, o golpe e a arma e depois disso tudo ver o personagem executar sozinho os movimentos seleciondos anteriormente. Não sei se este é o caso do Chrono Trigger, mas de qualquer forma quero aprender a gostar deste jogo, afinal tanta gente gosta, talvez eu não tenha tido paciência suficiente. Pra finalizar posso dizer a vcs que sou mais chegado a rpgs de ação se é que pode se dizer assim, inclusive gostaria que me indicassem algum deste tipo para o snes. Valeu!

  11. José Valério: seria bacana se você mandesse fotos do seu Super Nintendo e de suas fitas para que eu possa colocar na Página “Snes Maniacs”… e ta salgado o valor da fita do Chrono Trigger hein !! kkkkkk mas pelo menos é original e ta bem conservada !!

    Elvis: Valeu a ajuda !! haha

    Paulo: Quando finalizar o jogo vem contar pra gente se foi muito difícil !! 😀

    Daniel: Aqui todo mundo respeita a opinião dos outros, tem gente que não gosta muito de RPG mas curte o Super Nintendo, e é isso que importa ! haha, mas o estilo de batalha do Chrono Trigger é um pouco diferente dos outros RPG, talvez você goste… um que eu recomendo e tenho certeza que você vá gostar é o The Legend of Zelda: A Link to the Past, sem dúvidas ele é bem interessante !! Abraçooo

  12. bom snes1990 o jogo tem historia dificil voce ja derrotou o falso chalenge do rei ele vai retorna não vo dizer quando vai voltar mais forte a valeu por me acomoda bem nesse site vo sempre que saber de alguma coisa contar para a galera a gente quem ja derrotou o rex no castelo ele tambem retorna com a mesma vida força vai ser mole pra que ta no nv elevado a e o personagem cronho morre o de cabelo laranja o primeiro personagem que voce usa bom vai ser dificil revivelo mais vale apena voces durante esse tempo de busca vão descobrir uma coisa no minimo que te da raiva voces vão ver

  13. gente quando for lutar com lavos tomem cuidado quem não fazer todas as missoes vai morrer facilimo

  14. as missoes sao apenas paraq conseguir equipamento basico como veloc+4 e tonicos,mas principalmente pt. armaduras eu zerei chrono trigger e matei lavos.na batalhao part 1 voce so usa magia por 1,na parte 2 vc usa magia para 2,na ultima uso por 3 e vc precisa usa a euipe da magia:crono,lucca e a marle mas no minimo a proporçao de voce derrotar o boss com a equipe:ayla,robo e crono e muito hard snes 1990.o jogo e dificil para quem nao tem exp em games rpg.

  15. eu tenho exp al maximo na ultima luta ganhei mais tive que sair pois acabou meus eters

  16. a equipe que eu uso é o sapo magus e cronho mais uso varias equipes

  17. a gente pra sair da luta comtra lavos vai ter que começar denovo cometir eese erro antes

  18. a jose valerio o goru do tempo podia dizer quem ele era desde o final dos tempos né ia ser mais facil

  19. a gente eu tenho um super nintendo e a fita harvest moon e cronho mais eu to cuidando do meu nitendo ele tem 24 anos to guardando pro meu futuro filho funciona numa boa

  20. É isso ai, tem que cuidar mesmo e passar o Super Nintendo para as próximas gerações !! esse console não pode morrer !! aushdasuhdashd

  21. é o super nitendo não pode ser esquecido ai quem ainda não ta no mais avançado do cronho trigger vai ter quer lutar com um monsto mais tem que deixar ele te matar

  22. Como ganhar pontos mágicos mais rápido? Eu já matei a pimeira parte de Lavos mas antes de continuar quero por todas as techs e ver todas.

  23. depois de derrotar lavos core e zerar vc pode jogar no novo+
    ai vc começa o jogo desde o inicio mas com os mesmos itens,equipamentos e os mesmos niveis dos personagens!!
    legal neah?!

  24. eu tenho um snes no meu pc mas eu não consigo zerar esse jogo ! sempre que eu chego no futuro eu empaco la e não consigo sair ! vooc acha que pelo meu jogo ser no pc ele veio incompleto ?

  25. Eu já zerei esse jogo tantas vezes q n lenbro a quantidade poderia gravar um video mostrando mais pra grava preciso pagar pra baixar um gravador de tela ai fica osso obs : estou falando do Android n do pc

  26. Snes vc disponilizou um save do jogo não? Man eu queria muito esse jogo, em br então nem se fala, mas em ingles ja tava bom!

Deixe um comentário